domingo, 11 de julho de 2010

A Literatura como agente terapêutico

Por Nilva Marcandali

VYGOTSKY
Formado inicialmente em Literatura, Vygotsky começou sua carreira profissional com apenas 21 anos, já possuindo notoriedade, como crítico literário e palestrante. Um indivíduo extremamente epistemológico, estudou várias outras áreas, entre elas: Medicina, Psicologia, Pedagogia e Filosofia. Cientista inovador, defendeu “a relevância do entendimento subjetivo da mensagem, pelo receptor,” na leitura de um texto literário. Atribuiu à arte um “papel catártico na vida das pessoas no mundo cotidiano. A arte poderia proporcionar `um gatilho´ para a síntese da visão de mundo revisada de uma pessoa, quando a pessoa experimenta a catarse com seu encontro com a arte” (Vygotsky, 1925/1986:328; apud Paula & Mendonça, 2009:32).
“Seu trabalho com arte capacitou-o a tratar de problemas psicológicos complexos” (Paula & Mendonça, 2009:33). Como resultado desta fusão de saberes, Vygotsky transformou seu estudo sobre Hamlet, de Shakespeare, realizado na época em que era estudante de Literatura, em sua obra Psicologia da Arte, “na qual discute a influência da literatura no indivíduo” (idem:27).

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
PAULA, Ercília M.T. de & MENDONÇA, Fernando Wolff. Psicologia e Educação. Livro Virtual do Curso de Letras da Universidade Cidade de São Paulo. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009. 212p.